Crônica: Nintendo 3DS
- 29/05/2023
- 0 Comentário(s)

Léo Daniel
Nintendo 3DS
Estamos quase ao final das crônicas – minhas tão queridas crônicas - sobre videogames... Esta é a crônica 47 de um total que será na verdade 50 crônicas. Quando então eu terminarei meu livro: “Minha infância e os videogames – um livro de crônicas”.
Estas últimas 3 crônicas serão especiais. Quero deixar aqui a minha dedicação e o meu legado.
E assim, vou falar hoje sobre minha primeira impressão do Nintendo 3DS... algo que eu nunca vou esquecer. Eu estava numa loja de videogames no bairro Cruzeiro do Sul, (Aparecida de Goiânia) onde mora minha sogra, e um rapaz me mostrou o funcionamento de um Nintendo 3DS. Não acreditei no que vi... Foi mágico. Demais! Os jogos de realidade aumentada. Me impressionaram muito, nunca tinha visto nada igual, como vou explicar? Para quem nunca viu? As imagens ganhavam vida e movimentos no espaço, um dragão vinha te devorar. Foi incrível demais. Lindo. E inusitado...
Os jogos também não ficavam para trás, há nos jogos do 3DS uma profundidade na tela, há um espaçamento geométrico, que torna os jogos muito mais bonitos como é o caso do Kid Icarus... Esse sentido de profundidade espacial, deixa a experiência muito mais rica.
A Nintendo parece que fechou a loja virtual do 3DS... Mas parece que um rapaz hackeou os jogos e está disponibilizando pela internet. Eu louco com a experiência do 3DS na loja do Cruzeiro do Sul; junto uma grana e compro o meu Nintendo 3DS, hoje eu tenho mais de 30 jogos originais dele! Porém uma carta chave dos jogos, de realidade aumentada, a da interrogação eu a esqueci na casa de uma família de amigos.
Depois a Nintendo lança o 3DS XL que é bem maior do que o que eu tenho, em seguida ela lança o New 3DS XL aperfeiçoado e com um hardware melhor, e não entendo até hoje porque ela lançou o Nintendo 2DS. Deve ser para crianças pequenas. Já que o efeito 3D do 3DS pode forçar a visão. Pelo menos é o que dizem para quem joga muito.
Essa minha experiência com o efeito 3D nos jogos me fez refletir, sobre a natureza do tempo em que vivemos, hoje por que o tempo é mais relativo? Passa mais rápido? E como podemos VER um jogo em 3D estando no mundo tridimensional? O mesmo vale para o cinema 3D a partir do filme Avatar... Então, às vezes penso que nós vivemos uma irrupção para a quarta dimensão.
Não totalmente, em processo ainda...
O Nintendo 3DS tem um lugar especial no meu coração, eu sei que jogo pouco e que tenho que tenho muitos jogos legais que merecem ser jogados, e esses efeitos 3D não têm como hackear. Eles dependem da tela especial do 3DS.
E como eu disse é uma experiência que vale à pena viver.
www.poetaleodaniel.com
Leonardo Daniel
28/05/2023